JOGA BONITO

quarta-feira, 10 de março de 2010

Jornada 23

10 jogadores
Fizeram equipas: João e Rodrigo (par ou ímpar)

Equipa 1: Rodrigo, David, Tó, Pedro Cris e Rui Patameiras
Equipa 2: João, Vasco, André, Luís e Miguel Marques
Resultado final: 12-8
Marcadores: David 5, Rodrigo 3, Tó 3, Rui Patameiras 1, Luís 3, André 2, Vasco 1, Miguel Marques 1, João 1

Num jogo que fica marcado pelas ausências sentidas de vários jogadores titularíssimos, como o Pedro, o Miguel Campos, o Rúben e o Hugo, os sobreviventes tentaram dignificar a camisola e proporcionar um bom espectáculo às bancadas (porque aos espectadores não era de certeza).

Bola nova, vida nova, nova forma de fazer equipas, de acordo com a pussyzice do João. A ver vamos como decorrem as próximas pelejas. Para já não teve muita sorte o pupilo pomarinhense, que se viu mais uma vez vergado a uma pesada, e desde cedo anunciada, derrota.

De facto, o jogo decidiu-se nos primeiros 20 minutos de jogo. Já o Porto iniciava a sua caminhada rumo à humilhação em Londres frente ao Arsenal, já a equipa 1 goleava por 5-0, curiosamente o desfecho verificado na partida da Liga dos Campeões. Perante os 5 golos sofridos, a equipa 2 tentou reunir os cacos e colá-los atabalhoadamente, mas não se saíu muito melhor. Às excelentes e decididas arrancadas do David e à velocidade de execução e finalização do Tó, a equipa 1 respondia (ou não respondia) com um Vasco triste e estático e um André em claro sub-rendimento, acusando algum cansaço e até uma lesão condicionadora dos movimentos.

O João foi infeliz no puxar a equipa para a frente e teve muito pouca bola. O Miguel Marques fez um dos piores jogos no Pomarinho e salvou-se na equipa o Luís, que apesar de por vezes individualista (e perdendo várias bolas em consequêncida disso mesmo) foi - de longe - o mais decidido e frutuoso a atacar a baliza adversária. 3 golos e outros tantos remates perigosos coroam a exibição do melhor em campo na equipa 2.

Na equipa 1, e a auxiliar um David ao seu melhor nível (porque bom a marcar mas sobretudo a envolver a equipa, coisa que o rapaz nem sempre tem muita vontade de fazer) e um Tó expedito e certeiro, esteve o Rui Patameiras que não acusou o peso da estreia: voluntarioso, útil, prático e com fair-play. Uma última palavra para o Rodrigo e para o Pedro Cris: o primeiro esteve em muitas das jogadas da equipa, servindo sobretudo de pronto-socorro na hora de defender; o segundo esteve uns furos acima do que nos tem habituado, e presenteou a equipa com 2 ou 3 defesas bastante seguras.

Apesar de num ritmo de jogo lento, jogámos quase bonito.

JC

Pagaram a bola: João, Luís, Pedro Cris, Vasco e Miguel Marques.

17 Comentários:

Blogger jogador da bola disse...

Pedro Cris em evolução, parabéns.

MVP: só há uma hipótese, quanto a mim - David.

10 de março de 2010 às 23:06  
Blogger jogador da bola disse...

JC

10 de março de 2010 às 23:06  
Blogger Miguel disse...

Nao acho que tenho sido o meu pior jogo no pomarinho. nao estive bem a defender nem a atacar mas dei o litro e tive até algumas boas iniciativas a atacar (1 golo e 2 assistencias, parece-me) e algum ímpeto a cortar algumas bolas no meio-campo. acho que ja fiz bem pior e consigo fazer pior ainda!=p

Nao ajudaram nada as cacetadas que levei, e nao estou a fazer-me de vitima, foram bastantes. Tanto que tenho duas batatas nas canelas e ainda me doi o dedo grande.Desta vez acho q foi demais. Das duas uma, ou deixo de jogar qd o rodrigo for ou então (q é o q faço pra semana )levo caneleiras, a ver se me safo melhor. nao tem muita graça ter dores nas canelas nos dias seguintes.


Mvp - é o david, continua a desequilibrar e apesar de sabermos o que a casa gasta fomos comidos da mesma maneira.

11 de março de 2010 às 00:01  
Blogger Pedro Centieiro disse...

Heya,

MVP: tal como a semana passada, David. Embora às vezes não passe a bola (se eu tivesse a técnica dele também não passava :D), é o motor da equipa em que está. Joga e faz jogar.

Já em relação a este jogo, acho que a nossa equipa esteve mt bem, principalmente até aos 5-0, altura em que percebemos que podíamos tirar o pé do acelerador e por isso deixámos andar o jogo... A outra equipa começou a jogar melhor, a explorar falhas nossas e tentou equilibrar o jogo. Mas não foi suficiente.

Epá em relação às minhas prestações... comecei fracamente mal no 1º jogo, sem conhecimento dos processos técnico-tácticos da equipa em que joguei e a bola parecia que queimava. Não tenho ainda o vosso pulmão e às vezes sinto-me pressionado, mas acho que com mais jogos, mais mais confiança e se for mais incisivo, isto vai ao sítio.

PS: Estou a ver q a equipa da baliza "norte" ganha sempre o_O
PSS: Muitas paragens... O Miguel quase que saia lesionado, o Vasco queria-me partir os óculos, o André lesiona-se sozinho... Ts ts... Assim não :P

11 de março de 2010 às 00:21  
Blogger Postiga disse...

MVP:David

é simplesmente o melhor jogador que ja passou pelo Pomarinho e se nao abusasse tanto do individualismo, seria ainda melhor...de qualquer forma é como o Miguel diz por mto que se espere algo dele ele improvisa sempre algo mais e somos comidos..foi o que me aconteceu varias vezes (tentei adivinhar o que ia fazer e saiu outra coisa completamente diferente)...

de qualquer modo a vitoria assenta bem, gostei bastante do estilo de jogo do novo recruta Rui tambem...bastante certinho..sem inventar muito

o nosso estilo de jogo é no minimo discutivel e acho que é a partir dai que estamos em desacordo depois em campo pq a minha maneira ideal de como se deve jogar é completamente antagónica ha de outros jogadores

quanto a mim fiz realmente um mau jogo e as coisas nao me correram bem..tava num dia nao...
de qualquer forma as criticas do Andre foram justas simplesmente o timing e os lances que referiu é que axo k nao...mas como digo sempre, espero que me continuem a avisar....

quanto ás entradas ja dei a minha opiniao na altura....

11 de março de 2010 às 00:34  
Blogger André disse...

O que decidiu o jogo foram os minutos iniciais em que sofremos logo 4 ou 5 golos. A partir daí equilibramos e até chegámos a ter apenas uma diferença de 2 golos. bom jogo do rodrigo, a acertar na baliza, e não só..

MVP: O David foi ontem e é o melhor jogador, mas como já tá eleito vou votar no Rui. Foi decisivo, era o 1º a recuar quando perdiam a bola e jogou sempre de forma muito segura e inteligente.

Vasco, normalmente tu costumas ser bastante rápido a adivinhar como os lances vão acontecer e a antecipar quando vamos ganhar/perder a bola. Ontem eu estava lixado por entrarmos a perder assim, mas disse-te aquilo pq na altura achei q estavas meio desatento e podias ter antecipado um ou outro lance.

Marquei 3 golos e não 2. E neste jogo fartei-me mesmo de ir à baliza, estive aí uns 20 minutos..

11 de março de 2010 às 01:15  
Blogger jogador da bola disse...

Não acho que ninguém se tenha feito de vítima porque também levei pau. E não digo algumas faltinhas que sofri, mas sim uma ou outra mais durinha. Uma do David quando ele tava na baliza, tenho aqui a ferida para o documentar. Vou fotografar e enviar para todos por e-mail.

Quanto ao jogo do Miguel, acho só que a desconcentração defensiva deu vários golos ao adversário (um deles de mão beijada) mas todos temos os nossos dias e eu tenho feito muito disso, por isso don't worry.

Quanto ao ritmo de jogo que o Vasco fala, eu sou um dos que gosta do jogo rápido. Mas não quero ser mal interpretado, sei que por vezes o melhor a fazer é pausar o jogo; a questão é que quando alguém está desmarcado há que meter a bola, senão da próxima ele já não se desmarca. E outra coisa: quando uma equipa notoriamente não consegue fazer jogadas, que foi o caso da nossa durante a maior parte do jogo, a utilidade do 5 para 4 decai muito. Sobretudo quando eles têm David (200km/h), Tó (150km/h), Rui e Rodrigo (100km/h) e nós temos uma equipa lenta a recuar...
Mamámos uns 5 golos em contra-ataque...ou mais!

JC

11 de março de 2010 às 01:22  
Blogger André disse...

Ainda não estive a ver a repetição do jogo na Pomarinho TV, mas assim de cabeça só me lembro de um lance em que o David passou por mim. Podia contar como golo!

O melhor antídoto é claramente pôr o Rodrigo na equipa adversária do David. Ele resolvia o problema em meia dúzia de disputas de bola ;)

11 de março de 2010 às 01:25  
Blogger Rúben Pereira disse...

Eu fui variando de canal e posso dizer que a defesa da equipa 2 não foi pior que a defesa dos pseudo tetra campeões nacionais.

11 de março de 2010 às 11:31  
Blogger Postiga disse...

"E outra coisa: quando uma equipa notoriamente não consegue fazer jogadas, que foi o caso da nossa durante a maior parte do jogo, a utilidade do 5 para 4 decai muito."
Aqui esta uma coisa em que divergimos...eu acho exactamente o contrario..quando nao ha ideias, ha que encontrar outras soluções que passem pelo jogo colectivo..esta é uma delas...
quando se tenta resolver as coisas individualmente (e não estou a dizer que é o teu caso) ate pode dar golos brilhantes de vez em quando mas á partida serão mais as vezes que não vão resultar que as que vão

Quanto ao David para alem do poderio técnico que é inquestionável, arrasta as atençoes para ele o que leva a que por vezes a equipa adversário se desmultiplique para o tentar travar e permite a abertura de espaços para outros...neste tipo de casos e o Luis falou varias vezes durante o jogo mas ninguém lhe ligou há que defender mais atrás e não o fizémos nunca durante o jogo todo

Outra coisa que noto na maior parte dos jogadores é a falta de paciência...querem logo decidir os lances ou com passes impossíveis ou com passes arriscados que põem em perigo a equipa caso não passem ou ainda o querer ir logo pá frente quando a equipa não esta posicionada para tal

Por último e porque isto ja vai longo so dizer que neste jogo todos e mesmo todos na nossa equipa perdemos bola em zona proibida (sendo os ultimos na defesa) dando-lhes nesse caso pelo menos 5golos faceis..isto para mim é inexplicavel dada a quantidade de vezes que já jogamos e os conceitos que ja deviamos ter apreendido

Apenas desabafando....

11 de março de 2010 às 16:10  
Blogger jogador da bola disse...

Concordo...fomos mesmo uma nódoa a defender. Mas laestá, tínhamos uma equipa muito lenta. Toda a gente sabe que Vasco, Luís e Miguel Marques não têm como forte a defesa. Eu e o André também não estivemos nada bem nesse capítulo. Logo... Quanto às perdas de bola...pura desconcentração. Quanto às falhas de marcação (de que não falaste, mas com certeza que também as viste), já não digo nada. Passei o jogo a tentar alertar...

JC

11 de março de 2010 às 18:48  
Blogger jogador da bola disse...

E sim, sei que tento resolver a falta de ideias da minha equipa com jogadas mais individualizadas...e resulta geralmente mal. Mas neste jogo, acho que todos concordarão que não o fiz. Acho que nem uma única vez! Passei sempre a bola, dei 2 golos a marcar ao Luís e fiquei quase sempre a defender, deixando os outros subir... A minha afirmação mantém-se, mas claro que concordo que o colectivo deve imperar quando nada está a sair certo. O que queria dizer era a cena do 5 pa 4, guarda redes subido, no campo do adversário. Eles eram rápidos, nós lentos. Eles a jogar bem, nós mal. Era só isso. Claro que não era pa fussar lol

JC

11 de março de 2010 às 18:52  
Blogger jogador da bola disse...

Já agora em relação ao Pedro: caíu de umas escadas, de uma altura considerável, no trabalho. Não fracturou nada, está de baixa até ao fim do mês e com dores.

JC

11 de março de 2010 às 19:01  
Blogger Miguel disse...

"Toda a gente sabe que Vasco, Luís e Miguel Marques não têm como forte a defesa."
Eu considero que a concentração a defender e a impetuosidade no um contra um a defender são até dos meus pontos mais fortes. Se assim não é então ando muito enganado no futebol.=( claro que este jogo n serve de exemplo, estive muito mal a defender, já foi dito, (tenho a dizer em minha defesa que passei a maior parte do tempo a atacar) mas então já agora quais são os meus pontos fortes (se é que os tenho!=p)

11 de março de 2010 às 19:46  
Blogger jogador da bola disse...

Acho que os teus pontos fortes são o esforço, porque não desistes muito facilmente, e a entrega, porque não te pode ser apontado que não estejas com vontade de estar ali a jogar à bola à 3ª feira. Também a persistência, porque mesmo que remates 5x para fora, na 6ª vais tentar de novo.

Quando disse que o teu ponto forte não era a defesa falava no caso específico daquilo a que se chama a transição defensiva, apelando ao facto de na nossa equipa haver apenas 2 pessoas que desciam a correr e depressa: eu e o André...e isso deriva das características especiais de cada um, porque a meu ver, nem tu nem o Luís nem o Vasco são jogadores que gostem de descer a correr para vir ajudar a defesa em todos os lances (o que não quer dizer que nunca o façam, porque também não são os chamados jogadores da "mama"). E também pensava na tua capacidade de marcação, que eu acho que falha. Por vezes esqueces-te de cobrir as desmarcações, sobretudo nas costas.

Mas como dizia o Vasco há uns meses, cada um tem a sua opinião, e podes bem cagar na minha! Eu só acho que devo dizer bem e mal quando é para dizer bem e mal (das exibições, não das pessoas)...é o que tenho feito. Sempre disse bem do jogo do André, e isso não me impediu de considerar esta exibição muito pobre. Fui dos primeiros a elogiar a tua subida de forma e a manifestar a minha surpresa pelo teu nível aqui há uns meses. Também elogiei o jogo do Luís a atacar, porque sinto que o tinha de fazer para a crónica ser sincera. Há jogos e jogos...eu ando a jogar uma merda desde sabe Deus quando...logo...

JC

12 de março de 2010 às 13:07  
Blogger Postiga disse...

Ja que estamos numa de cepos e podia-se criar um tópico sobre os cepos (ja que ao que parece nao vai haver mais) aqui vai uma opiniao sobre o cepo Miguel

É um jogador de equipa...que se consegue moldar bem á equipa onde joga...consegue perceber a forma de jogar da equipa e adpatar-se bem como o saber onde deve estar consoante os jogadores que a equipa tem...é daqueles jogadores que o Mourinho uma vez disse "Por ele nunca se perde,por ele nunca se ganha"...gosto mais de o ver na defesa, onde acho que ate defende bem principalmente quando marca mais perto do adversario e nao lhe da muito espaço e acho que ate tem um bom posicionamento...é claramente um daqueles jogadores que ajuda a equilibrar a equipa e que abdica de jogar onde quer para jogar onde é mais útil

em termos técnicos não é nenhum primor..por vezes facilita um pouco, arrisca passes em zonas proibidas e tem pressas de por a bola na frente...as transições também não é o seu forte por não ser muito rápido mas nesse tipo de casos também não se aventura muito
joga sempre muito concentrado no jogo e a regularidade é a sua maior virtude creio eu

no meu caso pessoal é daquelas pessoas que sinto que posso dar conselhos sem problemas e criticar que ele vai aprender e evoluir algo com isso

12 de março de 2010 às 15:25  
Blogger Miguel disse...

Ok, ficam registadas as vossas opinioes, acho que é fixe ouvir as criticas. claro que com algumas coisas concordo com outras nem tanto mas tendo a acreditar em voces quando dizem que falho nisto ou naquilo porque quem ve de fora avalia melhor do que o que joga.

Quanto ao jogo, acho que o vasco precisa de uma equipa que compreenda a maneira de ele jogar, porque normalmente ele n se adpta bem a jogar de uma forma diferente e fica um bocado desmoralizado e joga pior. eu, sinceramente, ainda nao percebo totalmente a "doutrina" do vasco, percebo que ele quer trocas de bola até haver espaço mas as movimentaçoes a atacar nem sempre são assim, pq às vezes falta a calma e o discerenimento nao é o mesmo às 19h05 ou às 19h50. Mas acho que o melhor é ele combinar co a equipa, antes do jogo começar, a maneira como vão jogar.

15 de março de 2010 às 08:37  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial